As origens do Yoga (parte 1)

Por Geeta S. Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto

Yoga surgiu junto com o mundo, desde tempos imemoriais. O selvagem e o sábio existem juntos nesta terra desde o começo. Estas duas entidades, selvageria e civilização, como duas pontas da mesma corda, permanecem o oposto de cada uma, assim como o dia e a noite que não podem ver um ao outro. 

Como Deus existe eternamente, o mesmo ocorre com o yoga. Yoga não foi criado, mas sempre esteve aqui e permanecerá para sempre. É para os seres humanos progredirem do estado selvagem ao civilizado.   

O proponente do yoga

De acordo com o tratado Yoga-Yajnavalkya, Hiranyagarbha (o feto dourado ou útero universal) foi o proponente original do yoga. Hiranyagarbha é ninguém menos que Narayana, o Criador. Os Upanishads dizem que o feto dourado abriu, e o mundo surgiu com todos os seus pertences. 

Hiranyagarbha não é nada além de Brahma, o criador, embora os estudiosos diferem em suas opiniões. De acordo com alguns, Hiranyagarbha foi um rishi anterior a Patanjali. Alguns dizem que Kapila, que originou samkhya, era reconhecido por este nome. 

A essência dos Vedas foi destilada por grandes rishis (videntes). Essa doutrina era conhecida como darshanas. As seis darshanas (seis escolas do pensamento) foram apresentadas para nós por seis rishis: samkhya por Kapila; yoga por Patanjali; nyaya por Gautama; vaisesika por Kanada; Purva mimamsa por Jaimani; e uttara mimamsa por Badarayana. 

Entretanto, a filosofia e o método do yoga podem ser traçados em todos os quatro Vedas, chamados Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda. Além dos Vedas, os Upanishads, como Svetasvatara, Garbha, Brihadaranyaka, Maitrayani e Kathaka, assim como Ahirbudhna Samhita, garantiram um espaço único ao yoga como o único caminho que leva em direção à realização. 

Além desses principais Upanishads, há muitos outros, como Yoga cudamani, Varaha, Yoga Kundalini e outros que discorreram sobre o método do yoga. Assim como os raios do sol se espalham por tudo e viajam a grande distância, os raios do yoga de Hiranyagarbha se espalharam através dos Vedas, Upanishads e Puranas.

Panchasikacarya, autor do Panchasika sutra, e Isvarakrisha, autor do Samkhya Karika mencionaram que Kapila rishi concedeu o conhecimento do yoga para Asuri – de quem eles receberam. Todos esses acharyas foram predecessores de Patanjali. Embora Patanjali não seja o originador do Yoga, recebeu o crédito porque coletou e codificou o assunto em forma de aforismos e preservou a essência do yoga espalhado nos Vedas e Upanishads. Há um provérbio que diz não ser possível traçar a fonte (família, linhagem e ancestralidade) de um rishi e de um rio. O conhecimento que nós recebemos do rishi e a água que nós recebemos do rio são o que importa. Nenhum desses grandes videntes ou personalidades deram nenhum background de suas origens. A biografia de Patanjali está disponível, entretanto, no “Patanjali-caritam”.  

Confira os outros trechos:

As origens do Yoga (parte 2)

As origens do Yoga (parte 3)