Curso intensivo de Iyengar Yoga para professores será realizado de 27 a 30 de julho 

O Centro Iyengar Yoga Florianópolis (CIYF) vai realizar o Curso Intensivo para Professores entre os dias 27 e 30 de julho. Haverá duas salas simultâneas, uma on-line e uma presencial. A escola conta com opções de acomodação e refeições. 

O curso será dividido em dois momentos. Pela manhã, das 9h às 12h, haverá a Prática e o Estudo da Prática. À tarde, das 15h às 17h, será feito o Estudo do Ensino.

Confira as principais informações sobre o curso, nas palavras dos professores Camila de Lucca e Pedro Pessoa. 

[Leia, abaixo, a versão em espanhol]

Qual o objetivo do curso?

O intensivo tem o intuito de, num ambiente apropriado, envolvidos pela atmosfera do Centro de Iyengar Yoga de Florianópolis, no qual iremos conviver durante esses quatro dias, aprofundarmos em determinados temas e aspectos práticos do Yoga, relativos aos asanas, aos pranayamas e também aos Yogas Sutras de Patanjali, preparando os professores para seguirem na sua jornada e também os praticantes que desejam ser professores no futuro.

Quem pode fazer o curso?

O intensivo é destinado aos professores de Yoga, podendo ser eles certificados ou não certificados, assim como praticantes que tenham pelo menos um ano de prática regular em Yoga.

O que é Prática e Estudo da Prática?

A prática se refere aos momentos de prática pessoal em grupo, onde observamos e ajustamos os alunos individualmente, no que diz respeito a parte de alinhamento e precisão dos asanas, assim como a necessidade de adaptações e utilização de props que sejam necessários para a condição individual de cada praticante de maneira que cada um possa seguir avançando de maneira segura na sua prática pessoal.

O Estudo da Prática consiste naquilo que o Guruji chamava de “Came and Watch”, o que traduzido significa “Venha e Observe”. Então, através desse exercício da observação da prática dos nossos companheiros, podemos melhorar a compreensão da nossa própria prática. Usamos uns aos outros como um espelho para estudarmos a nós mesmos.

O que é o Estudo do Ensino?

O Estudo do Ensino diz respeito a parte pedagógica em que nós buscamos desenvolver a Arte do Ensino. À medida que o professor ou aspirante a professor se desenvolve, junto com ele cresce uma necessidade de aperfeiçoar as suas habilidades de ensinar. 

Existe uma responsabilidade que naturalmente começa a aparecer, seja por que somos procurados por nossos amigos e familiares para ensiná-los, seja porque nossos alunos progridem e nós queremos ajudá-los a avançar ainda mais. 

Assim, trabalhamos para expressar da melhor forma possível, usando os instrumentos que nós temos à nossa disposição como as ações, como o sequenciamento dos asanas, o tempo de permanência, as adaptações dos asanas de acordo com as necessidades especiais apresentadas e a utilização dos diferentes props, para conferir aqueles que nos procuram como professor o caminho para que possam evoluir na sua prática com segurança.

A capacidade do professor de se adaptar e desempenhar da melhor maneira o seu papel diante da demanda que cada situação apresenta, seja ela uma aula regular para principiantes, uma aula para praticantes avançados ou uma aula terapêutica, é aperfeiçoada a partir do Estudo do Ensino.

Clique aqui para obter mais informações

VERSÃO EM ESPANHOL

Curso intensivo de Iyengar Curso para profesores se realizará del 27 al 30 de julio

El Centro Iyengar Yoga Florianópolis (CIYF) realizará el Curso Intensivo para Profesores del 27 al 30 de julio. Las clases serán en dos salas simultáneas, una on-line y otra presencial. La escuela tiene opciones de alojamiento y comidas.

El curso se dividirá en dos momentos: por la mañana, de 9h a 12h, habrá “Prácticas y Estudio de Prácticas”. Por la tarde, de 15h a 17h, se realizará el “Estudio Docente”.

A continuación, se muestran las principales informaciones sobre el curso, en palabras de los profesores Camila de Lucca y Pedro Pessoa.

¿Cuál es el objetivo del curso?

El intensivo tiene como objetivo, en un ambiente apropiado, envueltos por la atmósfera del Centro de Yoga Iyengar Florianópolis, donde viviremos durante estos cuatro días, profundizar en ciertos temas y aspectos prácticos del Yoga, relacionados con asanas, pranayamas y también con los Yoga Sutras de Patanjali. La idea es preparar los maestros para emprender su camino y también a los practicantes que desean ser maestros en el futuro.

¿Quién puede tomar el curso?

El intensivo está dirigido a profesores de Yoga, titulados o no, así como a practicantes que tengan al menos un año de práctica regular en Yoga.

¿Qué es la práctica y el estudio de la práctica?

La práctica se refiere a momentos de práctica grupal, donde observamos y ajustamos a los estudiantes individualmente, en la alineamiento y precisión de las asanas, así como la necesidad de adaptaciones y uso de accesorios que son necesarios para la condición individual de cada practicante, para que cada uno pueda seguir avanzando con seguridad en su práctica personal.

El Estudio de la Práctica consiste en lo que Guruji llamó “Come and Watch”, que traducido significa “Ven y Mira”, unos a otros como un espejo para estudiarnos a nosotros mismos.

¿Qué es el Estudio de la Enseñanza?

El Estudio de la Enseñanza es la parte pedagógica, cuando buscamos desarrollar el Arte de Enseñar. Mientras el maestro o aspirante a maestro se desarrolla, crece en él la necesidad de mejorar sus habilidades de enseñanza. Hay una responsabilidad que naturalmente comienza a aparecer, sea porque somos buscados por nuestros amigos y familiares para enseñarles, o porque nuestros alumnos progresan y queremos ayudarlos a avanzar aún más.

Así, trabajamos para expresarlo de la mejor manera posible, utilizando los instrumentos que tenemos a nuestro alcance, como las acciones, la secuencia de las asanas, el tiempo de permanencia, las adaptaciones de las asanas según las necesidades especiales presentadas y el uso de los diferentes apoyos. Así podemos dar a quien nos busca como maestro el camino para que pueda evolucionar con seguridad en su práctica.

La capacidad del profesor para adaptarse y desempeñar mejor su rol ante la demanda que presenta cada situación, sea en una clase regular para principiantes, una clase para practicantes avanzados o una clase terapéutica, se perfecciona a partir de el Estudio de la Ensenancia.

Haga clic aquí para más información