Vinadanda (Parte 2)

Por B.K.S Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto

Cada asana tem uma função específica. Assim, inúmeros asanas foram inventados para manter a coluna forte e saudável. A coluna vertebral possui 33 vértebras. A coluna vertebral é a fonte de suprimento de energia, e os nervos são nutridos por ela. Estima-se que todo o sistema nervoso do corpo tenha cerca de 9 mil a 11 mil quilômetros de comprimento se for esticado como uma única corda. Isso é suficiente para mostrar por que tantos asanas são necessários para serem praticados e o quanto eles devem ser aperfeiçoados.

O Varahopanishad diz que os nervos penetram no corpo desde o topo da cabeça até a planta dos pés. O corpo nada mais é do que um feixe de nervos. Textos de yoga proclamam 72 mil nadis originados de kandasthana e cada um ramificando-se em 72 mil nadis. Da mesma forma, 101 nadis se originam da sede do atma (coração espiritual) e cada um tem 72 mil ramos – exceto um. É chamado de citra nadi, que passa por susumna para se unir a Brahmarandra no assento da cabeça.

O vinadanda possui sete câmaras chamadas de chakras. Eles são muladhara, swadisthana, manipuraka, anahata, visuddhi, agna e sahasrara. Como existem sapta svaras (sete notas) – sa, re, ga, ma, pa, dha, ni na música – também existem sapta chakras na coluna vertebral para ascender de bhuloka (muladhara) para vaikunta (a morada de Visnu), o sahasrara, para viver no Everest do Infinito. Esses chakras são como as rodas de uma máquina gigantesca.

As antenas captam ondas de rádio e as transformam em sons por meio dos aparelhos de rádio. Os chakras captam energia vital, da respiração que inspiramos, para distribuir por todo o corpo para o funcionamento saudável do ser humano. Quando os chakras são sincronizados e colocados para funcionar em uníssono por meio das disciplinas do yoga, a energia do atma flui como um rio no canal de citra através da passagem de susumna para um sadhaka se fundir no oceano de sahasrara. Então o sadhaka está em sintonia com o brilho do atman refletindo em sua verdadeira glória sem karmendriyas, Jnanendriyas e manas.

O yogue obtém beleza em sua forma, graça em sua ação e força para enfrentar a vida com a mente tranquila em todas as situações, mantendo vinadanda – a parte sutil (susumna sarira) desse corpo grosseiro (sthula sarira) – saudável, móvel e forte como um diamante. Portanto, o sadhana do yoga, particularmente asanas e pranayama, é a fonte de todos os yogas, pois mantém os karmendriyas limpos para o karma, os jnanendriyas limpos para o jnana e a mente pura para bhakti se entregar a Deus ou Paramatma.

Leia o outro trecho

Vinadanda (Parte 1)