O significado de celebrar no yoga

O próximo domingo, 21 de junho, é um dia especial para os praticantes de yoga. Nessa data comemoramos o Dia Internacional do Yoga! É um momento de celebração dessa prática, arte e filosofia de vida que nasceu na Índia e hoje já está presente no mundo todo. Mas o que realmente significa celebrar? Algumas respostas a essa pergunta foram dadas pelos professores Camila de Lucca e Pedro Pessoa durante nossas últimas aulas on-line. Confira:

Yoga já é uma celebração

Aquilo que chamamos de yoga é o que os yogues faziam para celebrar a vida em toda sua dimensão. 

Sentir é mais importante do que fazer

Quando nós celebramos, não estamos preocupados com o que nós fazemos, mas com o que sentimos. Então, quando estamos demasiadamente ocupados com nossas tarefas, com a pressa que nos consome o dia inteiro, nós perdemos este estado de sentir. Esta arte de celebrar é algo que nós perdemos ao longo do tempo. Algo em nós nos roubou este estado. 

Celebrar é repetir 

Em tudo o que faz – em cada atitude, trabalho ou ação –, o yogue tem um sentimento de celebração. Um dos significados de celebrar é fazer algo repetidamente. Esta definição está absolutamente conectada com yoga. Yoga é repetir e repetir e repetir. É repetir esta celebração de estarmos acordando, tomando consciência desta vida que flui. 

Krishna mostra o caminho

Uma das personagens da mitologia hindu que nos traz uma grande compreensão do estado de celebrar é esta extraordinária figura de Krishna, que está em contínua celebração, em um estado de êxtase, nirvana, samadhi. Não é um estado apático, de imobilidade. Muito pelo contrário. Ele nos mostra este outro lado da iluminação, onde o ser que está iluminado é este ser que está neste estado de celebração. Celebração é reconhecer esta vida, esta alma, este atman que se expressa em tudo e em todas as coisas. Celebrar é sinônimo de encantar-se. 

Estar aqui e agora

Este espírito de celebração é o instante em que nós percebemos que estamos aqui e agora, independentemente do que estivermos fazendo. O que nos tirou da possibilidade de celebrar é esta pressa que determina nossa vida. Nós andamos tão apressados que não temos tempo de celebrar a vida. Quando nós abrimos o tapetinho, quando fazemos um asana ou cinco minutos de yoga, nós estamos abrindo espaço nas nossas vidas para este momento tão importante que é celebrar. E, gradualmente, este sentimento de celebrar vai ocorrendo mais vezes ao longo do dia. E, gradativamente, em tudo o que estivermos fazendo estaremos  celebrando. Isso é yoga. 

Texto Maurício Frighetto

Edição Daniela Caniçali