Retiros de Ano Novo e Carnaval

Retiro é uma oportunidade para vivenciar diversos aspectos do yoga

“Senti uma grande evolução na minha prática de asanas.” “Gostei muito dos pranayamas – nunca havia praticado.” “O lugar é muito privilegiado, e as pessoas, acolhedoras.” “As histórias sempre me fazem refletir sobre o mundo.” “A comida é maravilhosa.” Esses depoimentos são de algumas pessoas que fizeram retiros no Centro Iyengar Yoga Florianópolis (CIYF), que são uma oportunidade de vivenciar diversos aspectos do yoga.

Quem quiser viver esta experiência, seja praticante de yoga ou não, tem duas oportunidades nos próximos meses. Entre 29/12 e 03/01, será realizado o 10º Retiro de Ano Novo; e entre 18/02 e 22/02, vai ocorrer o 11º Retiro de Carnaval. Os professores Pedro Pessoa e Camila De Lucca costumam salientar que todos são bem-vindos, independentemente do nível de prática. Basta ter interesse e estar com o coração aberto.

Retiro de Ano Novo no Centro de Iyengar Yoga Florianópolis

Foi o caso do empresário peruano Lucho Napadensky, que esteve em Florianópolis em um dos retiros. Ele havia começado a praticar dois anos antes. “A prática é mais intensa do que estou acostumado, mas meu coração estava aberto o tempo todo. Todas as atividades faziam eu chegar no quarto, à noite, e descansar profundamente. O yoga está mudando minha forma de ver as coisas na vida. E definitivamente um período como este é muito importante para me aprofundar. Vou voltar para Lima me sentindo como um soldado que regressa da guerra com medalhas no peito.”

Sua esposa, a arquiteta Cynthia Wolloh, ficou encantada, sobretudo com as belezas naturais. “Desde o primeiro dia fiquei encantada com o lugar, com esta natureza exuberante. Pedro e Camila são professores maravilhosos. O retiro foi super bem organizado, com muito trabalho de todos. Das atividades, a que mais me encantou foi a ida à praia. Foi uma caminhada por árvores belíssimas até chegar a uma praia de areia branca que não estamos acostumados em Lima. Parecia um sonho.”

Trilha ao mar, Reserva Florestal do Rio Vermelho

Essa trilha atravessa mato, dunas e chega à praia de Moçambique, uma das mais bonitas de Florianópolis. É feita em silêncio, com o objetivo de levar os praticantes a se voltarem para si mesmos, em um exercício de introspecção e reflexão, além de lhes possibilitar sentir os sons, as texturas, os cheiros ao longo de todo o percurso com calma e tranquilidade. Esta é uma oportunidade de exercitar a atenção plena, o estar presente.

A administradora Simone Botasso, de Campinas, queria fazer um retiro no fim de ano e procurou no Google. Acabou chegando ao CIYF. Mesmo com algumas questões físicas, nos tornozelos e cervical, sentiu-se confortável com a prática de Iyengar, a qual nunca tinha feito. Chamou sua atenção, sobretudo, a prática dos pranayamas. “Gostei bastante dos pranayamas. Nunca tinha praticado. Via na internet pessoas fazendo uns movimentos muito doidos com a barriga. Achava que não era para mim. Mas aqui percebi que é diferente. Pedro e Camila explicam tudo com muito critério, com conhecimento anatômico, com fisiologia. Essa experiência e esse conhecimento me cativaram muito.”

A artista Ana Denise Urich, de Curitiba, gostou muito da prática de asanas em duplas e trios. “Os exercícios me ajudaram a me superar. Tenho uma dor muito forte na perna e, às vezes, não avançava pensando na dor. E fazendo em dupla ou em trio consegui avançar além do que esperava, com segurança. Depois, sozinha, consegui avançar novamente. Para o retiro significou uma superação, de se surpreender.”

A professora Camila costuma usar uma metáfora para explicar o que está por vir em um retiro: “É como se estivéssemos entrando em um barco para fazer uma viagem. Mas uma viagem em direção ao nosso interior.” E todos estão convidados para entrar nesta viagem.

Veja a programação completa:

Retiro de Ano Novo

Retiro de Carnaval

Participe!

Texto Maurício Frighetto