Yoga para mulheres (parte 2)

Geeta S. Iyengar
Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto.

Prática de yoga: uma fonte de força para o “sexo frágil”

Yogasanas não são somente convenientes mas muito úteis para as mulheres. Esportes e jogos desenvolvem somente partes do corpo, enquanto yoga desenvolve todas as partes do corpo e também tem um efeito na mente e nas emoções. Desenvolve ainda o eu mais profundo. Essa é a razão porque chamaram as outras formas de exercícios anga-bhagasadhana, enquanto yoga é chamado de sarvangasundaravya-yamah – isto é, yoga é um bom exercício para o corpo interno e externo, para os órgãos e para a mente.

A conveniência dos exercícios de yoga está no fato de que tudo que é preciso – em termos de equipamento – é uma pequena superfície plana, um cobertor e ar fresco, que estão disponíveis em todos os tipos de casas. Mulheres indianas, devido a sua timidez, convenções sociais e trabalho doméstico frequentemente não acham conveniente ir a uma quadra esportiva ou clube para exercitar seus corpos. A prática de yoga possibilita a todas os exercícios que precisam em casa.

Mulheres parecem especialmente aptas para a prática de asanas. O corpo feminino é mais flexível, suave e macio do que o masculino. Menstruação, gravidez, parto e amamentação influenciam o desenvolvimento físico do corpo feminino, que permanece mais flexível que o do homem. Mulheres são mais submissas, passivas e tolerantes por natureza. Ao mesmo tempo, estão mais propensas à depressão mental e aos distúrbios emocionais comparando com os homens. Convenções sociais forçaram as mulheres a assumir um papel social inferior com suas complexidades inferiores e têm sido etiquetadas como o “sexo frágil”.

Problemas comumente enfrentado pelas mulheres

Distúrbios menstruais são experimentados por um número de mulheres que ficam exaustas e as deixam nervosas e irritadas. Gravidez e parto trazem seus próprios aborrecimentos. Fisicamente, mulheres têm a tendência de se tornarem obesas. Gordura depositada ao redor da cintura, abdômen, quadris e seios, especialmente depois do nascimento do filho, levam a outras complicações. A maioria das mulheres experienciam algum tipo de crise na menopausa. Além do mais, doenças comuns de ambos os sexos, como varizes e constipação, parecem ser mais prevalentes em mulheres.

Os benefícios da prática de yoga

Todas as desordens física, emocional e mental comumente experienciadas pelas mulheres podem ser retificadas com a ajuda de yogasanas e pranayamas, fazendo o uso do presente dado pela natureza – seu corpo flexível. A prática de yoga deixa o corpo não somente flexível, mas forte; fortalece também os nervos e os ligamentos; purifica o sangue e a pele; tonifica os órgãos internos; concede saúde mental e física, agilidade, equilíbrio, resistência e vitalidade. Asanas e pranayamas promovem o equilíbrio mental, a calma emocional e levam ao desenvolvimento das mulheres em direção a uma personalidade equilibrada.

Veja os outros trechos:
Yoga para mulheres (parte 1)
Yoga para mulheres (parte 2)
Yoga for women (part 3)
Yoga for women (part 4)