Yoga para mulheres (parte 4)

Geeta S. Iyengar
Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto.

O papel de B.K.S Iyengar na introdução de yoga para mulheres

Guruji foi um pioneiro na introdução da prática regular de yogasanas durante a menstruação. O Guru do Guruji, Krishnamacharya, introduziu certos asanas que poderiam ser praticados por uma mulher durante sua gravidez, mas foi o Guruji quem fez um minucioso programa com uma série de asanas que incluem posturas em pé, invertidas, posturas supinadas, assim como retroflexões que podem ser praticados por uma mulher durante os diferentes estágios de sua gravidez. Ele introduziu props para ajudar e guiar a mulher grávida para que ela e o bebê atinjam o máximo benefício da postura sem nenhuma tensão.

Mulheres precisam de bom descanso durante a menstruação. Em tempos antigos eram proibidas de fazer as tarefas domésticas para que pudessem descansar e relaxar. Por isso, eram orientadas a “evitar a prática de yoga”. As questões que emergem nos dias atuais são: é possível uma mulher descontinuar suas atividades e “descansar” cada mês? Ela pode descansar e relaxar se ela é inquieta ou há uma melhor forma de relaxar para que tenha uma experiência de bem estar físico e mental?

Mulheres que sofriam de problemas crônicos como dor nas costas, cólicas abdominais, dor de cabeça e descarga profunda durante a menstruação frequentemente perguntavam ao Guruji se os asanas poderiam gerar algum alívio. Guruji então introduziu o conceito de praticar asanas durante a menstruação.

Certos asanas praticados durante o período menstrual aliviam as dores e o desconforto das mulheres. Posturas supinadas e flexões relaxam e acalmam o cérebro, removem a fadiga e dão às mulheres a força para continuar com suas atividades rotineiras. Tensão pré-menstrual e desordens menstruais podem ser superadas com a prática regular de asanas. As mudanças fisiológicas e emocionais que acompanham a menopausa também podem ser controladas pela prática regular de asanas.

Veja os outros trechos:
Yoga para mulheres (parte 1)
Yoga para mulheres (parte 2)
Yoga para mulheres (parte 3)
Yoga para mulheres (parte 4)