Yoga e a terceira idade (parte 2)

Por B.K.S Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto

O corpo envelhece, mas a alma não. A mente alimenta uma atitude negativa em relação à vida quando envelhece. Pela força de vontade sobre a mente, a terceira idade pode ser vivida de forma benevolente através da prática de yoga. 

Yoga também é uma arte, uma ciência e uma filosofia. Começa com o corpo, cultiva a mente e conduz o praticante a experimentar a fragrância da felicidade imparcial ou pura interna e externamente. 

Yoga ajusta os sistemas respiratório e circulatório, os dois principais portões da saúde, e preserva todas as células do corpo. Saúde não é um produto que pode ser comprado em uma farmácia. É preciso ganhá-la com transpiração e inspiração. A saúde deve constantemente queimar as toxinas que são criadas em nosso corpo. Esta força purificadora pode ser gerada pela força de vontade, determinação, atenção, aplicação e devoção a fim de fornecer a necessária energia para trilhões de células que sustentam a saúde. 

Os órgãos fisiológicos como pulmões, fígado, baço, pâncreas e intestinos têm que ser exercitados de uma maneira similar à flexão, extensão e movimentos circulares do corpo anatômico. Yogasanas e pranayamas trabalham tanto no corpo anatômico quanto no fisiológico. Eles ajudam o praticante a, voluntariamente, modificar o suprimento de sangue para os órgãos. Mantêm as células e os nervos do corpo assim como os sistemas respiratório, circulatório, digestivo, endócrino, reprodutivo e excretor em um estado saudável e os faz funcionar em harmonia. 

Quando o corpo está saudável, a mente – que de outra forma fica preocupada com o corpo –, fica livre do corpo. A mente pode então se mover mais próximo em direção à alma e será capaz de se render a Deus. 

A terceira idade é o momento certo para devotar nossos pensamentos em direção a Deus. Mesmo com os problemas de saúde, deve-se continuar a buscar equilíbrio no corpo e paz na mente. A prática de yoga dá equilíbrio ao corpo e paz na mente e prepara o praticante a render sua respiração a Deus e se fundir com o Espírito Universal de Deus. É o certo para todos na terceira idade abraçar Deus em direção a suas guias naturais. Então, praticar yoga mantém o corpo e a mente livre e pronta para se render ao Deus do Tempo e abraçar o Eterno – esta é a liberdade denominada Morte. 

Confira o outro trecho

Yoga e a terceira idade (parte 1)