O Retiro de Ano Novo 2025 do Centro Iyengar Yoga de Florianópolis (CIYF) terá uma duração mais longa, proporcionando aos participantes a oportunidade de um mergulho mais profundo nos ensinamentos do yoga. Durante os oito dias de retiro, haverá práticas de meditação, pranayamas, asanas, estudos das escrituras sagradas e kirtan. O evento será realizado entre os dias 28/12 e 04/01.
“É fundamental termos um tempo maior para romper com os hábitos e o ritmo acelerado do dia a dia. Durante o ano, trabalhamos, cuidamos da família, da casa, e ao chegar ao retiro, não conseguimos mudar de estado de espírito instantaneamente. Para alcançar calma, tranquilidade e paz, é preciso tempo. Quanto mais estivermos sob a influência do yoga, mais essa transformação penetra nos nossos samskaras, nos nossos hábitos. Por isso, é com grande alegria que retomamos o retiro de oito dias”, afirma a professora Camila De Lucca.
O retiro é aberto a todos, independentemente do nível de experiência, inclusive para aqueles que nunca praticaram yoga. “Seja você praticante ou não, o retiro de yoga oferece a oportunidade de iniciar ou recomeçar. Trata-se de um mergulho profundo em si mesmo, por meio dos ensinamentos preciosos que Patanjali nos deixou”, explica Camila.Retiros de yoga são uma prática tradicional entre os yogues, e o mais importante, ressalta a professora, é estar receptivo à experiência. “No retiro, o fundamental é estar disposto e ter o desejo de mudar o ritmo do dia a dia. Muitas pessoas passam o ano focadas nas responsabilidades, no trabalho, na casa, sem tempo para meditar, praticar pranayamas, ler as escrituras ou olhar para dentro de si. Quem tiver essa vontade de se reconectar consigo será muito bem-vindo.”
Estar disposto a participar do retiro não significa que é preciso estar cheio de energia. É comum, inclusive, que algumas pessoas cheguem ao CIYF cansadas ou até esgotadas devido à rotina de compromissos ao longo do ano. Por isso, os praticantes poderão escolher qual tipo de prática é mais adequada para o seu momento. A sala de prática estará dividida em duas: uma voltada para aqueles que precisam de uma abordagem mais restaurativa e outra para os que preferem uma prática mais intensa, como aqueles que já praticam regularmente e desejam se aprofundar nos asanas. O objetivo é adaptar-se às necessidades de cada um, pois respeitar o próprio ritmo é fundamental para evoluir no yoga.