Yogaterapia (parte 1)

B.K.S. Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto.

Yoga é uma ciência espiritual que nos foi presenteada por nossos rishis para a emancipação final. Atualmente, a ciência do yoga se tornou popular porque pode curar e prevenir o sofrimento humano. A dúvida que muitas vezes surge na mente do homem comum é se o yoga pode realmente curar doenças. Essa dúvida se deve ao fato de termos restringido o significado da palavra “cura’. Curar significa ser livre – libertar-se da escravidão. Uma doença é um estado que coloca o corpo e a mente em um estado de escravidão, que cria mal-estar. Quando alguém não se sente “à vontade”, diz-se que está doente – e isso é escravidão.

A vida é cheia de prazeres, dores, tensões, estresse e decepção. O ser humano é afetado por seu ambiente, estrutura social, competições e lutas sem fim. Ele também é afligido por suas próprias ansiedades, preocupações, desejos, luxúria, raiva, ganância, aversão, ódio e tentações. A vida moderna transformou a vida simples em complexa e afetou a consciência, que perdeu sua simplicidade e originalidade. A vida está ficando muito complicada, confusa, fabricada, suja, dispersa em todas as pontas. Todas essas aflições estão incluídas na “doença”.

O que é terapia?
A terapia é um tratamento para distúrbios do corpo mental e físico com a ajuda de agentes ou técnicas medicinais. A prática de yoga é uma terapia na medida em que fornece as técnicas máximas e mais minuciosas para curar corpo e mente sujos.

As doenças são de três tipos: adhyatmik, adhibhoutika e adhidaivika. Adhyatma se refere àquilo que cobre a alma. As doenças adhyatmik são causadas pelo corpo e pela mente, ou seja, são doenças auto infligidas. As doenças adhibhoutika são aquelas causadas pelo desequilíbrio dos elementos (terra, água, fogo, ar e éter). Portanto, as doenças causadas por enchentes e correntes de ar (água), incêndios, alimentos envenenados (cinco elementos) estão nesta categoria. A doença de adhidaivika é aquela que é contraída pelos corpos sobrenaturais e divinos e pelos movimentos dos planetas e inclui doenças alérgicas e genéticas. As doenças são categorizadas por uma questão de conveniência, mas atuam em conjunto quando se manifestam em um indivíduo.

Doenças                              Causas
Adhyatmik                             Auto infligidas
Adhibhoutika                        Desequilíbrio de elementos da natureza
Adhidaivika                           Poderes sobrenaturais ou divinos

Princípios da yogaterapia
O Senhor Patanjali com seu método de yoga nos ajuda a erradicar a causa raiz da doença trazendo Sarirasuddhi (sarira = corpo: suddhi = limpeza); Manahsuddhi (mana = mente); Karmasuddhi (Karma = ação); Chittasuddhi (chitta = consciência); e, como resultado de tudo isso, Atmasuddhi (atma = alma). O senhor Patanjali diz “Heyam dukham anagatam”, isto é, a dor que ainda está por vir pode e deve ser evitada. Portanto, o yoga é uma ciência de prevenção de sofrimentos. Lord Patanjali oferece Astanga Yoga como uma medida curativa e preventiva.

O Senhor Krishna, no Bhagvad Gita, também fornece cinco causas para a realização de qualquer ação:

“Adhistanam tatha kartha karanam cha prthugvidhanvividhascha prathakchesta daivan chaivatra panchaman” – 18.14

As cinco causas para a realização de uma ação são o corpo (adhistanam), o agente (karta), os cinco sentidos da percepção, bem como o intelecto, ego e mente (karana), os cinco órgãos de ação e, acima de tudo, daivan, a divindade presidente. Este daivan é o destino que é o efeito do karma anterior.

O corpo é o invólucro externo da alma. É incapaz de suportar a menor dor, mas anseia por prazeres. A mente é um invólucro interno do corpo. Ela se irrita muito facilmente se algo vai contra, enquanto saboreia e se entrega ao prazer ilimitado. A terapia “asana-pranayama” é eficaz no aparelho corpo-mente. O yoga, como o Ayurveda, aceita duas formas de tratamento: Sodhanavidhi, o método de purificação; e Shamanavidhi, o da pacificação. Não pode haver uma demarcação rígida dos dois, embora a terapia asana-pranayama seja principalmente um método de pacificação.

Veja os outros trechos:

Yogaterapia (parte 2)

Yogaterapia (Parte 3)