A essência dos ensinamentos do Guruji (Parte 1)

Geeta S. Iyengar 

Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto.

O tema dos seus ensinamentos 

O corpo é como um vaso cheio não apenas com células mas também com energia e consciência. Um corpo, sem energia e consciência, está morto. Nós temos, portanto, três instrumentos: o corpo (sarira), a energia (prana) e a consciência (citta). O sarira sakti, o prana sakti e o citta sakti tem que ser alinhados com o atma sakti – esse foi o tema (sutra) em que toda a educação foi construída. A prática de asana e pranayama, sem dúvida, gera uma enorme quantidade de prana sakti em nós. É principalmente este prana ou bio-energia que previne e combate doenças. 

O conflito começa quando a consciência não consegue obter a enorme energia gerada pela prática de asana e pranayama. A energia produzida pelo corpo é desperdiçada quando a consciência não a pega ou quando é tão forte que machuca o corpo. Em qualquer caso, ambos podem travar. O corpo é como uma pequena máquina, e a energia, como a eletricidade. O corpo sofre danos se recebe alta voltagem. Portanto, nenhum de nós pode se dar ao luxo de ter sequer um único movimento extra ou indesejado no corpo ou renunciar à percepção que foi criada. Não devemos enganar a nós mesmos e a nossa consciência ou abusar de nossa energia e percepção.

Extensão física e expansão mental

Guruji apontou a diferença entre a extensão das fibras (músculos, ossos, nervos, ligamentos etc) e a expansão das fibras mentais. O corpo pode ter a capacidade de estender e flexionar e aumentar a amplitude física dos movimentos, sua elasticidade, firmeza e estabilidade. Mas como nós fazemos isso com consciência? Era exatamente isso que era ensinado: a correta utilização da energia com a percepção da consciência – e vivevice e versa. 

Há um gap entre o corpo e a consciência mesmo quando um corpo disciplinado tenta entrar na postura com todas as células ajustadas. Este gap é como um burado negro. É preciso preencher este gap trazendo percepção para dentro dele. Percepção traz luz dentro do gap que está escuro. 

Confira o outro trecho:

A essência dos ensinamentos do Guruji (Parte 2)

Chat
Como podemos ajudá-lo?
Fale conosco!