O que é um asana? 

Por Karl Baier

Trecho do artigo “O que é um asana?”, publicado na revista Yoga Rahasya em 1995. Tradução livre de Maurício Frighetto. 

O que é um asana? Essa é uma questão que deve ser dirigida ao cerne a partir do qual e pelo qual um asana é o que é e como é. É uma investigação filosófica sobre sua essência.

Surpreendente, desde antigas fontes indianas até a literatura contemporânea do yoga, a questão sobre a essência do asana atraiu pouca atenção. Os textos estão principalmente interessados na forma como as posturas devem ser realizadas e em seus efeitos. 

Eu gostaria de dar dois exemplos, um antigo e um novo, para provar esta assertiva.  

Uma explicação “antiga’ sobre um asana

Patanjali declara no Yoga Sutra II.48: “sthira sukham asanam”, isto é, “a postura deve ser firme e confortável”. Certamente, a afirmação não pretende ser uma definição da essência do asana. Patanjali já pressupõe uma certa compreensão do que é um asana, como é chamada uma postura de yoga. Ele não diz o que significa asana – e sua essência, cuja possibilidade de firmeza, felicidade e todas as outras qualidades e efeitos nas quais está enraizada, não é divulgada. Ele apenas descreve a maneira como deve ser realizado. De maneira semelhante, os Yoga Sutras II.47 e II.48 definem os critérios de perfeição no asana e os resultados alcançados ao dominá-lo.

Uma explicação “moderna” de um asana

M.M Gore, em Anatomia e Fisiologia da Prática de Yoga, tentou explicar o que é um asana. “Tradicionalmente”, ele diz corretamente, “asana significa uma posição sentada ou uma posição que contribui para a firmeza do corpo e da mente e para uma sensação de bem-estar. O termo asana também é usado para indicar um tapete de grama, uma pele de veado bem bronzeada, um pedaço quadrado de pano ou um tapete que é usado como um confortável assento no chão”. Com essas palavras introdutórias de sua investigação, ele descreve o significado tradicional do termo e algumas paráfrases do Yoga Sutra II.46.

Obviamente, isso apenas fornece um esboço do que é um asana. O cerne da questão ainda não foi tocado, porque o processo interno essencial que leva à firmeza do corpo e da mente e a uma sensação de bem-estar não é dado. Depois disso, ele critica três traduções do termo asana porque não capturam seu significado essencial: o asana como uma postura, uma pose e um exercício.

 

Leia os outros trechos do artigo. 

O que é um asana? 

Asana é uma postura, uma pose, um exercício ou um padrão postural?

Qual é a essência de um asana?

Asana como um processo de posicionar-se e reposicionar-se  

Asana é o equilíbrio entre evolução e involução