Há diferentes tipos de yoga?

Por B.K.S Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto

Yoga é um assim como Deus é um. Yoga também é denominado por diferentes nomes, assim como Deus é chamado por vários nomes. A essência dos princípios do yoga permanece a mesma, embora o rótulo do yoga possa ser diferente. 

A mente é um órgão interno dos sentidos que organiza as funções dos sensos de percepção. Os órgãos de ação são órgãos externos dos sentidos comparados com a mente. Estes órgãos externos alimentam a mente, a inteligência e a consciência. 

Para conhecer estes sistema de alimentação e retroalimentação, o homem, como sujeito, deve ter o poder de cognição (jnana) para compreender os desejos mundanos, os prazeres dos objetos e a liberdade dos objetos agradáveis. Este conhecimento é de dois tipos: um é mundano, relativo à vida dos vivos no mundo (laukika), e o outro é a vida espiritual (vaidika). 

Ambos são como dois lados da mesma moeda, necessários à vida neste planeta. Ambos devem ser misturados para se tornar um perfeito yogue ganhando saúde física e mental. Este corpo se torna um templo de prazer e dor (bhogamandiram e rogamandiram), sem a manutenção apropriada da saúde, ou um templo de auspiciosidade e pureza (yogamandira ou divya mandira)