Boa Saúde Através do Yoga 

Por B.k.S Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya volume C. Tradução livre de Maurício Frighetto.

Saúde física e mental é a primeira preocupação de cada um e de todos. Saúde não é uma mera liberdade de doenças. Saúde não significa mera existência, pois isso não acontece propositalmente. 

O que é saúde?

Saúde é um estado sem angústia do corpo e da mente e um sinal de felicidade inabalável no corpo, na mente e na alma. 

Saúde é um estado de perfeito equilíbrio, harmonia e concordância entre os invólucros físico, psicológico, moral, intelectual e espiritual. Saúde é como um fio sob tensão, sempre sensitivo, brilhante e alerta. É como a água corrente de um rio que está sempre fresca. A saúde não é uma mercadoria que se possa comprar –ela deve ser conquistada pela inspiração e transpiração. 

Boa saúde é herdada. Depende também do corpo e da suas funções, do estado mental, dos relacionamentos com os familiares e com o meio ambiente; e, por último, depende de uma perspectiva espiritual. A escolha da saúde está na mão de cada um. 

Entretanto, a natureza ajuda o homem a cuidar do seu corpo e a sobreviver, apesar da indulgência em prazeres mundanos que criam desequilíbrios nos mecanismos do corpo. Nós temos que refinar nossa mente, corpo e inteligência através do Yoga para alcançar a saúde do corpo, da mente e da alma, assim como o ourives aquece o ouro repetidamente para refiná-lo.

Um espelho reflete os objetos claramente somente se estiver limpo. Similarmente, a prática de yoga leva saúde àquele que estiver livre de divisões entre corpo, mente e alma. 

Isso está declarado no Mahabharata:

Talento é o melhor entre as riquezas,

O entendimento é o melhor entre os tesouros,

A saúde é a melhor dentre as aquisições,

O contentamento é o mais alto entre os prazeres 

Patanjali também diz: Yoganganusthanatasuddhiksaye jnanadiptih avivekakhyateh (YS 11.28). 

Isso tem o seguinte significado: “A prática de yoga destrói as impurezas do corpo e da mente, então a maturidade da inteligência e da sabedoria se irradiam a partir do centro do ser (atman) para funcionarem em uníssono com os veículos – o corpo, os sentidos, a mente, a inteligência e a consciência”.  

Patanjali também nos adverte com este sutra: Heyam dukham anagatam (YS 11.16). 

Esse é o outro lado da moeda da saúde. Ele diz que não é possível saber que tipo de sofrimento está reservado para cada um. Então aconselha a prestar atenção à medida que o sofrimento oculto sobe à superfície. Esse sofrimento pode estar inativo, atenuado, flutuante ou totalmente ativo.

O que são esses sofrimentos? Sofrimentos podem ser físicos, emocionais, intelectuais e instintivos. Podem ser causados pela genética, bioquímicos, meio ambiente, emocional ou causas perceptivas e podem levar em direção à doenças físicas como úlceras, câncer, problemas cardíacos, artrites ou distúrbios mentais como ansiedade, estresse, insatisfação ou depressão. 

Esses sofrimentos são caracterizados como adhyatmika (krita), adhibhoutika (karita) e adhidaivika (anumodita) rogas e tapas.     

Adhyatmika rogas é auto-induzida (krita), enquanto adhibhoutika rogas surge devido a hábitos nos quais perturbamos a razão de equilíbrio dos cinco elementos do corpo (karita).

Somos feitos de panchabhuta sarira: terra, água, fogo, ar e éter. Por exemplo, a constipação ocorre se o elemento terra estiver alto; a incontinência urinária e a acumulação de líquidos ocorrem se o elemento água estiver alto; o excesso de elementos de fogo leva à asma, tosse e bronquite; enquanto reumatismo, atrofia e artrite acontecem se o elemento éter é alto.

Adhidaivika roga pode ser genético ou alérgico. Chamamos isso de prarabdha karma ou destino.

Patanjali fala das causas dos rogas no Sutras 1.31: Dukha daurmanasya angamejayatva svasapravasah viksepa sahabhuvahu. 

Ou seja, tristeza, desespero, tremor do corpo e respiração irregular provocam doenças, inércia, impotência, preguiça, indisciplina dos sentidos, pontos de vista errados, falta de perseverança e retrocessos. 

Doenças físicas ou do corpo, lentidão; doenças mentais como negligência, ociosidade, gratificação dos sentidos; doenças intelectuais como viver no mundo da ilusão; doenças espirituais como falta de perseverança, incapacidade de manter o que foi obtido devido ao orgulho ou estagnação ameaçam a boa saúde humana. Yoga é ciência e arte psicofisiológicas e psicoespirituais, pois distingue as doenças e apresenta remédios.

 

Leia os outros trechos

Boa Saúde Através do Yoga (parte 2)

Boa Saúde Através do Yoga (parte 3)