Carta aos alunos: A Magia do Yoga

Camila de Lucca e Pedro Pessoa 

Durante esses meses de aulas on-line, a grande magia tem sido assistir como o Yoga, com o seu poder de adaptação, sua flexibilidade, sua qualidade mercurial (para citar nosso querido Prashanti-ji), atravessa o tempo e o espaço para dar suporte a todos aqueles que se dedicaram a manter a sua prática, aceitando os desafios que se apresentaram e se dispuseram a embarcar conosco nessa bela e inédita jornada.

Nunca imaginamos que daríamos aulas on-line e, no entanto, tem sido uma grande motivação para nós, como professores e praticantes, nos unirmos todas as manhãs com pessoas de todos os cantos do mundo e nos depararmos com uma atmosfera de entusiasmo, de interesse, de disposição, de coragem, e de cooperação.

Isso é a verdadeira magia, esse é o espírito do Yoga pairando acima de qualquer adversidade.
Vimos, na prática, ao longo desses meses, que aqueles que abriram suas casas para receber a magia do Yoga tiveram condições físicas, mentais e emocionais para suportar esse grande stress, essa grande pressão de negatividade que a humanidade como um todo está passando, com a coluna ereta, a mente lúcida e o coração tranquilo.

Pessoas com essas qualidades valem ouro neste momento onde muitos adoecem, se encontram mentalmente confusos e emocionalmente deprimidos. Por isso, apesar do trabalho do Yoga começar com o individuo, seu impacto é no coletivo.

Cada um de nós, ao praticar, mantém uma chama acesa que irradia luz ao redor. Basta lembrarmos de como nós nos sentimos ao lado de uma pessoa agressiva, com medo, desequilibrada e quando estamos ao lado de uma pessoa que esteja em paz, segura e equilibrada. Ao lado de quem gostaríamos de estar?

O trabalho que estamos fazendo ao praticar Yoga vai justamente nesse sentido, de nos prepararmos como seres humanos capacitados em receber as bordoadas da vida, sem esmorecer, sem perder a fé, a esperança e o amor, tornando-nos verdadeiros portos seguros, para si mesmos e para os que estão à nossa volta.

Alguns percebem isso mais cedo, outros necessitam de mais tempo, e não tem problema, nós não temos pressa, cada um chega no seu ritmo.

Entendendo todos esses benefícios que as aulas online nos trazem, informamos com alegria que continuaremos com este formato no ano de 2021. Na atual conjuntura, seria uma incongruência de nossa parte se não seguíssemos, uma vez que esse formato veio para ficar. No entanto, não vemos a hora em que possamos estar fisicamente juntos, celebrando a vida com yoga, assim que as circunstâncias permitirem.

Desejamos que esse novo ano seja como um campo recém lavrado, no qual, as sementes das boas ações sejam plantadas, pois como diz o velho e sábio Rei Karma: a semeadura é livre, já a colheita é obrigatória.

Um abraço carinhoso a todos.