Boa Saúde Através do Yoga (parte 2) 

Por B.k.S Iyengar.

Trecho do Yoga Rahasya volume C. Tradução livre de Maurício Frighetto.

Para refletir sobre saúde e doença é preciso conhecer o que está em nossa posse – o corpo, que é a janela da mente. É um dos melhores instrumentos e um dos aparelhos mais complexos. Mesmo que o corpo se machuque, ele tenta reparar o dano por si mesmo. A prática de Yoga acelera esse processo e ajuda a recuperar a boa saúde.

Nós temos a noção de que nosso corpo tem cerca de 300 articulações, 700 músculos maiores, centenas e centenas de menores e centenas de trilhões de células que se juntam para formar um sistema orgânico? Os pulmões, que fornecem oxigênio ao sangue, se abertos e espalhados são tão grandes como uma quadra de tênis. O coração, o eixo do sistema circulatório, é um músculo extremamente robusto, operando continuamente como uma bomba automática, bombeando sangue a uma taxa de 150 ml por batida, alcançando vasos que correm por cerca de 60 mil a 70 mil milhas. Ele também mantém e ajusta a frequência das batidas de acordo com a demanda da ocasião. 

Órgãos como fígado, baço, pâncreas e rins ajudam na produção de sangue, e as glândulas linfáticas agem como um sistema de drenagem.

O órgão mais importante, o cérebro, é formado por 10 bilhões de células que necessitam de 25% do total de oxigênio fornecido pelo sangue. Isso é suficiente para provar o valor de Sirsasana e Sarvangasana! Os nervos, se conectados e esticados como um fio, chegam a quase 9.600 km. É uma rede de trabalho completa de nervos e fibras com a energia viajando a uma taxa de 330 km por hora.     

O sistema nervoso tem três partes – o periférico, o autônomo e o central. Os nervos periféricos ganham impulsos dos sentidos de percepção; o sistema autônomo, da mente; e o sistema central, da inteligência. A pele transmite impulsos sensoriais e os dos músculos têm o poder de resistência.  

Os Vedas dizem: “Sariramadhyam khalu dharama sadhanan”. Isto é: “O corpo é o primeiro e o principal instrumento para realizar o dharma, a ciência do dever”. 

A Ayurveda declara: “Dharma artha kama moksanamamgyam mulaluttamam”, que significa “A saúde é a chave para a ciência do dever; para ganhar riqueza, para aproveitar a vida; e também para a emancipação. Os Upanishads proclamam: “Nayamatma balahinena labhyo” – “A realização pessoal não pode ser alcançada por aqueles que são fracos e não têm força ou vitalidade.”

Essas palavras dos nossos sábios deixam muito claro que Saúde é Riqueza. Conquista-se  riqueza somente com boa saúde. Isso induz a fazer boas ações e, ao mesmo tempo, a ficar livre de sofrimentos e dor. 

Este Deus designado corpo é ajudado pelos movimentos do Yoga e pelas posturas, que geram saúde nos sistemas muscular-esquelético, cárdio-pulmonar, respiratório, circulatório, glandular, digestivo, urino-genital e excretor.   

A palavra Yoga vem do verbo yuj, que significa unir, ligar, associar, disciplinar, assistir e unir corpo e a mente com a alma. 

Samyoga yoga ityukto jeevatma paramatmanah”, que quer dizer “a união da alma individual com o Supremo ou Deus”. 

O senhor Krishna diz: “Yogah karmasu kausalam”, que quer dizer “Habilidade em ação é yoga”; enquanto que Patanjali diz: “Yogascitta vritti nirodhah”. Isto é: “controlar os movimentos da consciência é Yoga”. 

 

Leia os outros trechos

Boa Saúde Através do Yoga

Boa Saúde Através do Yoga (parte 3)