A História de Vyasa por Prashant Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya volume A.  

Tradução livre de Maurício Frighetto

 

A linhagem de Vyasa

Ved Vyasa é o grande bisneto do sábio Vasishtha; o filho de Vasishtha é Shakti; o filho de Shakti é Parashar; e o filho de Parashar é Vyasa.

Normalmente, pais comuns têm um filho extraordinário ou pais extraordinários têm um filho comum. Ved Vyasa foi uma exceção, já que ele é um filho extraordinário dos pais extraordinários Parashar e Satyavati, também chamada de Matsyagandha. Parashar foi extraordinário porque dizem que viveu no ventre de sua mãe por 12 anos. A mãe de Vyasa, Satyavati, foi formada no estômago de um peixe no rio Yamuna!

A história do nascimento de Vyasa

Parashar estava em peregrinação às margens do rio Yamuna, quando observou a filha de um pescador enquanto esperava um barco. Ela viu o Sábio e, sabendo que ele queria atravessar o rio, disse: “Ó Sábio, estou a seu serviço”. Parashar sentou-se lá e disse: “Quero me unir a você.” Ela ficou surpresa. Ela podia ler a glória de Parashar em seu rosto e disse: “É quase meio-dia e tem gente por aqui. Como você espera que isso aconteça?” Mas ele afirmou: “Não se preocupe. Eu tenho o poder de tapas. Eu posso ser uma grossa nuvem escura que cobrirá nosso barco e ninguém poderá nos ver. E, em segundo lugar, você pode pedir qualquer bênção antes de me servir.” 

Então ela pediu uma bênção para não perder a virgindade porque ainda não era casada e esperava se casar com algum príncipe ou rei. E pediu: “Meu corpo cheira como um peixe já que eu nasci de um peixe. Sou chamada de Matsyagandha  (matsya = peixe). Gostaria de não cheirar a peixe.” Ele concedeu a benção e seu corpo passou a exalar uma fragrância que se espalhava por uma yojana (100 metros). Ela foi então chamada de Yojanagandha.

Uma nuvem negra completa foi criada e, assim que eles se uniram, Matsyagandha deu à luz espontaneamente uma criança de oito anos, Vyasa. Parashar então levou a criança para ser iniciada. O nascimento de Vyasa foi um enigma, e os indologistas modernos até o consideram uma história selvagem. No entanto, Chandogya Upanishad, uma de nossas escrituras, afirma que pode levar nove meses ou muito mais ou muito menos para a vida evoluir no útero da mãe. A vida de Vyasa evoluiu instantaneamente, enquanto a vida de Parashar durou 12 anos (o período de gestação de Parashar foi de 12 anos).