Yoga – um tranquilizante natural (Parte 4) 

B.K.S. Iyengar

Trecho do Yoga Rahasya. Tradução livre de Maurício Frighetto

Experimentando os efeitos tranquilizantes do yoga

O globo ocular de uma pessoa que tem uma abordagem negativa da vida são instáveis ​​ou vazios como se não tivessem contato com ela mesma. Os olhos funcionam como as janelas do cérebro e os ouvidos da mente. Ele é feito para contactar seus olhos com movimento e ação durante a pratica de yoga. E também é feito para sentir que sua inteligência está em contato com as partes do corpo que está se exercitando. 

Ele é feito de tal maneira que na realização dos asanas concentre a atenção no corpo, sentidos e mente. Sirsasana, sarvangasana, halasana, viparitadandasana, adho mukha vrksasna, setu bandha sarvangasana, urdhavadhanurasa são perfumados e liberam e irrigam as células cerebrais com o sangue oxigenado para revigorá-lo.

Como não existe uma “droga milagrosa” por todo o tempo para todas doenças, da mesma forma as práticas devem ser adotadas de acordo com os estados ou condições exigidos para o dia, de modo que devem ser variadas. As técnicas de respiração são ensinadas, por meio das quais a pessoa em questão é obrigada a prender a respiração em curtos períodos após a inspiração para adquirir confiança em si mesma. 

Como ele não tem vontade própria, deve ser guiado de uma forma que possa se desenvolver sem consciência. Por meio desse tipo de treinamento e observação, ele é libertado do estado de depressão e isolamento para uma vida de alegria e êxtase. Minha experiência de ensino com essas pessoas mostrou um resultado definitivamente positivo, como qualquer outra arte e ciência de cura. Como todas as artes e ciências são respeitadas, o Yoga também impõe o mesmo respeito. Ele resistiu ao futuro também.

Apenas saber sobre yoga não vai aliviar o sofrimento, a ansiedade e a depressão. A prática diária persistente faz o ser humano enfrentar as turbulências da vida com firmeza e estabilidade. No yoga, ele é ensinado a unir o corpo, a respiração, o intelecto e o eu, que se equilibram uniformemente como as pérolas mantidas juntas em um colar. A partir de então, ele ama viver, vive para servir e serve ao mundo com beleza e grandiosidade. Esta é a essência do yoga, o significado da vida.

Confira os outros trechos:

Yoga – um tranquilizante natural (Parte 1)

Yoga – um tranquilizante natural (Parte 2)

Yoga – um tranquilizante natural (Parte 3)