Why do we practice asanas? 

Em uma aula, o professor Pedro Pessoa fez uma reflexão sobre o porquê de praticarmos asanas 

Por que praticamos asanas? Essa é uma pergunta que devemos nos fazer como yogues, como yoginis, como praticantes.  

Segundo os Yoga Sutras de Patanjali, existem quatro diferentes tipos de estados mentais. No primeiro, onde geralmente nos encontramos, nossa mente está entorpecida, sonolenta, hipnótica.

No segundo estado a mente não para. Ela fica pulando de galho em galho o tempo inteiro, transitando pelos pares de opostos, sempre em dúvida, nunca estável.  

Ao longo da prática de asanas, geralmente nós saímos do estado do início do encontro em direção a outra qualidade mental. Nós começamos a sair desta mente entorpecida e desta mente dual e começamos a entrar em um estado mental chamado ekagra. É onde a mente começa a se tornar focada. 

À medida que fizemos esta pergunta “por que praticamos asanas?” nós começamos a compreender que através das posturas nós transformamos a qualidade da nossa mente. Aprendemos a chegar a este estado de ekagra, onde a mente tem foco. 

É nesse estado que o yoga literalmente inicia. Porque é a matéria prima através do qual podemos aprender a mover a inteligência. E quando temos essa condição de levar a mente para um determinado local começamos a ter realização, transformação.

Porque é apenas com este poder de realização que o yogue pode alcançar o seu objetivo, que é o quarto estado da mente, este estado que nós chamamos de samadhi ou turia, onde a mente torna-se livre, livre de conceitos, livre de ideias, livre de partidos, livre de gêneros.