Por que fazer um retiro de yoga on-line?

Entre 30 de dezembro e 3 de janeiro, o Centro Iyengar Yoga Florianópolis (CIYF) vai promover o Retiro de Ano Novo 2021, que será realizado on-line, com o auxílio da Plataforma Zoom. Esse formato remoto está sendo usado desde o início da pandemia para aulas regulares e cursos de yoga. Mas faz sentido fazer um retiro on-line? Os professores Camila de Lucca e Pedro Pessoa respondem a seguir às dúvidas frequentes sobre o assunto. 

Por que promover um retiro de yoga on-line?

Como seres humanos, estamos em um grande oceano onde tudo está em movimento, em constante transformação. Coisas novas chegam, pessoas queridas vão embora – a vida é dinâmica. Quando nos confrontamos com uma situação diferente, como é o caso da pandemia, somos obrigados a encontrar novos recursos para continuar com nossa prática de yoga, nossos encontros, nossos estudos. Esse formato on-line tem nos permitido seguir nessa jornada do yoga juntos. 

Quando ocorre uma mudança externa, devemos nos tornar flexíveis, para não deixar que essa chama, essa busca se apague. Se temos vontade, sempre encontramos uma maneira de seguir em frente. O ser humano é excelente em julgar e apontar defeitos. Mas antes de criticar o formato on-line, nosso desafio é buscar soluções diante das dificuldades que batem na nossa porta. Esse formato remoto tem sido uma dessas soluções que têm se mostrado extremamente eficazes, por isso decidimos fazer o Retiro de Ano Novo 2021 on-line. 

Por que usar a palavra “retiro” e não simplesmente “curso de final de ano”?

Nós sempre tivemos retiros na nossa escola e não queríamos deixar de vivenciar o que é proposto nessa prática. Às vezes, inclusive, algumas pessoas estão presentes fisicamente em um retiro, mas mantêm os pensamentos voltados para fora, pensando sobre a comida, a fogueira, a vida alheia. Por outro lado, também é possível, no formato on-line, voltar-se para dentro, retirar-se das coisas do mundo, das demandas do dia a dia e olhar para o nosso interior, independentemente de onde estivermos.

A proposta do retiro é proporcionar um momento para nos recolhermos. Essa ideia é muito profunda, porque o retiro é estruturado para que usemos esses dias para nos voltarmos para dentro, retirando-nos, no verdadeiro sentido do yoga. Por isso mantivemos a palavra “retiro”, com o objetivo de ser um “retiro de final do ano”. Apesar de cada um estar em sua casa, todos nós estaremos abrindo um espaço ao longo desses dias para nos recolhermos e voltarmos para a vida com uma nova qualidade. Essa união do grupo nos dá força para nos movermos para o nosso interior onde habita a alegria e a inspiração, tão necessárias para seguirmos a caminhada da vida.

Para saber mais informações sobre o retiro clique aqui .

Para mais informações sobre as aulas no formato on-line clique aqui