A importância do Senhor Hanuman no yoga sadhana 

Por Geeta S. Iyengar

Artigo da revista Yoga Rahasya, que reúne textos publicados entre 1994 e 1996. 

O senhor Hanuman é o Aradhya devata, o ídolo para ser adorado por todos em todos os  sentidos. Ele deve ser adorado pelos Yoga sadhakas − os praticantes de yoga − porque Hanuman é um “yogatman”. Hanuman, sendo um devoto ideal de Sri Rama, o serviu de forma abnegada. Ele é um disciplinado servo do Senhor Rama. Sua devoção ao Senhor  Rama é única e total. Patanjali, em um dos seus sutras, afirma: “Render-se ao Senhor é um meio para atingir o mais alto Nirbija Samadhi”. Para estar mais perto do Senhor, para ser um com o Senhor − Isvarapranidhana − a total rendição ao Senhor é essencial. O aspirante de Yoga deve absorver do Senhor Hanuman essa qualidade de devoção e rendição ao Senhor.

Por que um yoga sadhaka deveria adorar o Senhor Hanuman?

É essencial que aquele que é adorado deveria ser maior que o adorador. 

As qualidades que o adorador sente que está absorvendo devem estar presentes no adorado. Aquele que é adorado deve ter muito a dar ao adorador. É somente o homem que pode pensar no Senhor, imaginar o Senhor, encarnar a ideia do Senhor, porque ele mesmo está na busca daquele que é superior e supremo. A idade da onipresença, onipotência e onisciência pode brotar somente do coração de um homem que pode ver essas possibilidades e que pode adorar essas qualidades. Essa força inspiradora dentro do coração de um homem pode compreender Ishwara e instalar e consagrar Ishwara em seu coração. 

Em Hanuman, todo aspirante de Yoga encontrará as características essenciais que ele precisa. Em Hanuman há uma combinação singular de coragem (virya), celibato (brahmacharya) e desapego (vairagya). Ele é um grande gramático, um grande músico e um grande guerreiro. O Senhor Patanjali também era um grande gramático. Ele é um Asthanga yoga vidya visharad − proficiente em ashtanga Yoga.  

Quando nós estudamos Hanuman no Ramayana, nós o percebemos muito prático e preciso em sua abordagem, tanto da vida mundana quanto da espiritual. E é por isso que ele é um Yogatman − aquele que é estabelecido no yoga. Portanto, em seu Sahasranamavli (milhares de nomes do Senhor Hanuman), ele é louvado como Aum yogatmane namah… é o nosso dever saudar o Senhor Hanuman, que é um Yogatman

O que o nome Hanuman significa? 

The “Hanuman” é tal que a pranava “Aum” está escondida em seu nome: hA + nU + Man. Significa Lord Vishnu (Organizador) + Lord Shiva (Destruidor ) + Lord Brahma (Criador). A, U e M significa Vishnu, Shiva e Brahma, respectivamente. 

Tradução livre: Maurício Frighetto e Daniela Caniçali 

 

MANTRA

Invocação ao Senhor Hanuman

Manojanan marut tulya vegam

Jitendrium budhimatam varishtham!

Vatatmajam vanaryutha mukhyam

Shree Ramadutam Sharanam prapadhye!!

 

Nós saudamos e nos rendemos ao Senhor Hanumam 

Que se move com a velocidade do vento

Conquistador dos órgãos de ação e percepção

Supremo entre os intelectuais

Filho do Deus do Vento 

Chefe do exército de macacos

E Servo do Senhor Rama!