A experiência de participar de um retiro de yoga

No dia 4 de janeiro encerramos mais um Retiro de Ano Novo e agora estamos preparando com carinho o Retiro de Carnaval, que será entre 22 e 26 de Fevereiro. Uma nova oportunidade de viver essa experiência!
 
“Foi maravilhoso, estou encantada!” “Meu corpo e minha mente estão purificados.” “Foi intenso, surpreendente, um processo de superação.” “Senti uma evolução na prática de āsanas e pranayamas.” “A experiência foi sensacional, incrível, além do que eu imaginava.” “Adorei as histórias e as discussões filosóficas, me fizeram refletir.” Esses são alguns dos depoimentos dos participantes do último Retiro de Ano Novo do Centro Iyengar Yoga Florianópolis (CIYF), coordenado pelos professores Pedro Pessoa e Camila de Lucca. Suas palavras expressam um pouco do que vivenciamos durante esses oito dias juntos, de 27 de dezembro a 4 de janeiro.

Um mergulho no yoga

Nossos retiros sempre reúnem pessoas de diversos lugares do Brasil e também de outros países. Entre os cerca de 60 participantes estavam o casal Lucho Napadensky, 56 anos, e Cynthia Wolloh, 53 anos, que vieram do Peru especialmente para participar do retiro. “Foi tudo maravilhoso. Desde o primeiro dia fiquei encantada com esse lugar, com essa natureza exuberante, com essa escola. Pedro e Camila são professores maravilhosos. As atividades foram super bem organizadas. Era visível o carinho e o trabalho de todos”, relata Cynthia, que já era uma praticante de Iyengar Yoga e há anos vem se preparando para se tornar professora.

Lucho, por outro lado, pratica yoga há pouco tempo e ainda sente muitas dificuldades por ter um corpo rígido e pouco flexível. Para ele, as práticas de āsanas foram desafiadoras, mas gratificantes. “Foi bem mais intenso do que estou acostumado, mas sentia meu coração aberto o tempo todo. Todas as atividades que tínhamos durante o dia me ajudavam a chegar no quarto à noite e descansar, pensando sobre novos planos para o futuro. Definitivamente, o yoga está transformando minha forma de ver na vida. Após um período como este, com uma prática tão intensa, vou voltar para Lima me sentindo como um soldado que regressa da guerra com medalhas. Tenho agora uma motivação para fazer cada vez melhor.” 

Famílias com filhos também costumam estar presentes em nossos retiros. Esse foi o caso da publicitária Rosane Melink, 47 anos, de Curitiba (PR), que veio com a filha Elena, de 11 anos. “A experiência foi sensacional, incrível, além do que eu imaginava. Todos estão aqui com o mesmo propósito. Além de super queridas, são pessoas inteligentes e sensíveis. Adorei conhecê-los. Estar nesse lugar, em meio à natureza, nos proporciona um relaxamento, um bem estar, uma contemplação. E foi muito bom poder desfrutar de tudo isso junto com minha filha”, relata Rosane.

Elena também aprovou a experiência. “Adorei muito! Antes de vir para cá ficava pensando o que eu teria para fazer enquanto minha mãe fazia yoga. E descobri que tinha uma programação bem legal. As professoras das crianças, a Mônica e a Merilyn, são muito queridas, muito acolhedoras. Foi tudo muito legal. Adorei a piscina, as brincadeiras na barraca, as rodas de histórias, os jogos, a comida”, conta Elena, que também fez novos amigos e diz que, se depender dela, logo volta com sua mãe para um outro retiro.

Nosso próximo retiro será durante o Carnaval, de 22 a 26 de fevereiro, e ainda temos vagas.

Faça a sua inscrição!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/iybrcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/iybrcom/public_html/wp-content/plugins/https-redirection/https-redirection.php on line 47